DENGUE
Nesse início de ano, por mais de 30 dias consecutivos foi realizada entre as ações de vigilância em saúde, uma verdadeira varredura contra o mosquito da família Aedes Aegypti nos domicílios do município.
A ação teve como protagonista a equipe de Agentes de Combate de Endemias (ACE) em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que trabalharam exaustivamente na busca de possíveis criadouros do mosquito, com uma abordagem corpo a corpo, para conscientização dos moradores para o auto cuidado e para a prevenção da doença.
Iniciada no dia 10/02 pelo Bairro Castanheira, com término no distrito de Itamira no dia 12/03. A equipe encontrou (51) (cinqüenta e um) focos do mosquito em todo o município em pneus velhos, vasilhas com água para animais, caixas d’águas destampadas, etc., destacando que a maioria destes focos também foram encontrados nas residências. Foi realizada mais de 200 (duzentos) telagem em caixas d’águas destampadas e recolhido o correspondente a uma caçamba grande cheia, de pneus velhos encontrados pela cidade.
Neste ano, até a semana epidemiológica 11, foram notificados 11 casos suspeitos de dengue, correspondente a 11,57% do total (97 casos) notificados no mesmo período do ano de 2019.
Estamos passando por um período chuvoso, que propicia o crescimento de matos, dando a nossa cidade uma aparência de sujidade, vamos limpar quintais, terrenos e calçadas!
Não vamos permitir o acumulo de água parada! Ambiente propício para o mosquito!
Vamos todos juntos combater esse mosquito!
Nenhum PontoBelense pode morrer em decorrência dessa arbovirose!