VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

TEMA: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.

Nesta quinta-feira (29) foi realizada a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro, promovido pela Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, teve o objetivo de discutir ações e metas para o atendimento em Assistência Social, o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e realizar a eleição dos delegados que participarão da XII Conferência Estadual de Assistência Social.

Com a palavra o Prefeito Municipal Murilo Coelho fez a abertura dos trabalhos: “ A realização desta Conferência vai ampliar a discussão sobre as políticas públicas voltadas para o trabalho desenvolvido no Sistema Único de Assistência Social, abrindo um espaço democrático de discussão da situação do município quanto suas políticas Socioassistenciais, de Saúde, Educação, sendo de extrema importância a participação da população pois as ações deliberadas vão refletir diretamente na vida dos munícipes”

O encontro foi realizado no CRAS de Ponto Belo e contou com a presença do Prefeito Municipal, Murilo Coelho, Vice Presidente da Câmara Sidicley Esteves Cantão, Secretário de Assistência Social, Toni Balbi, a Vereadora e 1° Dama Cláudia Rocha, a Vice Prefeita Rozineia Gueze, a Coordenadora do CRAS Luciene, a Palestrante Cyntia Grilo, Secretários Municipais Ana Alves, Robson Coelho, Vanilson Vilela, Funcionários e várias pessoas representando as entidades e comunidade em geral.

Após a abertura com uma apresentação teatral dos alunos, foi realizada a leitura e a aprovação do regimento interno. Em seguida a Sra Cyntia Grilo ministrou uma palestra, e foram discutidas ideias entre os participantes.

No período da tarde foram organizados os trabalhos em grupo, e em seguida realizada a apresentação dos trabalhos e a votação das propostas .

No período da tarde, os participantes se dividiram em 4 grupos de trabalho, para que cada um deles elaborassem ações e propostas
1) a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
2) gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas;
3) acesso às seguranças socioassistências e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
4) a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Os participantes também elegeram os delegados que irão participar da Conferência Estadual da Assistência Social: Lorena Erler Orneles, Rodrigo Angelo, Cláudia Oliveira e Patrícia Andrade.

Adicionais:
Prefeitura Municipal de Ponto Belo – ES